As indústrias de produção de papel e papelão ondulado contam com uma variedade enorme de ensaios laboratoriais para controlar e garantir a qualidade de seus produtos, testes como Cobb, RCT, CMT, Mullen são amplamente difundidos e realizados por estes segmentos.

Os mais utilizados para a avaliação das chapas normalmente são os testes de coluna e o teste de colagem dos liners com o miolo, que pode ser feito de forma manual (mais artesanal) ou por equipamento (o PAT Pin Adhesion Test).

TESTE DE SEPARAÇÃO MANUAL DOS LINERS

Para o teste de separação manual dos liners, recomendamos que seja criada uma escala fotográfica com 4 opções para que haja algum tipo de comparativo.

Criar por exemplo uma escala de 1 a 4 onde seriam:

  1. Não se consegue separar as folhas, rasgamento completo;
  2. As folhas são separadas e tem rasgos esporádicos;
  3. As folhas são separadas com arrancamento de fibras;
  4. As folhas são facilmente separadas com pouco arrancamento de fibras.

TESTE DO PIN ADHESION

Outro teste de extrema importância para o papelão ondulado mas que não encontramos aplicado por todas as empresas o setor, é o PAT ou Pin Adhesion Test, é comum verificarmos se uma chapa está bem colada através da separação dos liners com o ondulado através de um teste manual (citado acima), porém isto é demasiadamente empírico, o correto seria utilizarmos o teste de PIN, que mede numericamente (kgF) a força para se separar o liner do ondulado. Esta prova é realizada cortando-se um corpo de prova de tamanho específico para a o tipo de onda (A, B ou C) acoplando o corpo de prova com 2 conjuntos de garfos que são pressionados e correm em direções opostas fazendo a separação do liner do ondulado, o equipamento utilizado para isto é a mesma prensa utilizada para o teste de coluna, portanto todas as empresas que possuem esta prensa, necessitariam apenas do conjunto de garfos para proceder o teste.

PORQUE FAZER O TESTE PIN ADHESION?

E qual seria a importância deste teste? Através dele conseguimos verificar o quão ancorada a cola está, quanto maior a ancoragem, melhor é a colagem e maiores são os resultados do teste, isto influencia diretamente na resistência das colunas das caixas e no teste de Mullen, além disto podemos verificar se a cola que estamos usando está compatível com o papel que estamos colando e as quantidade aplicadas estão sobrando ou faltando, uma chapa bem colada, com uma boa ancoragem produz resultados altos no teste de PIN, isto significa que a empresa está potencializando ao máximo os resultados que sua chapa pode apresentar nos testes de coluna e Mullen, lembrando que a colagem é um coadjuvante nestes resultados, junto com as características do papel e da Onduladeira.

Portanto para realização do teste de PIN, basta que vc adquira um conjunto de garfo específico para a onda que quer testar, um gabarito também compatível com a onda e tenha uma prensa para teste de coluna.

TESTE DE COLUNA

Apesar da colagem ser responsável por apenas por volta de 10% do teste de coluna (os outros 90% seriam a qualidade e a gramatura dos papéis), uma chapa mal colada acarreta em uma perda de performance da coluna, portanto um teste de coluna estaria indiretamente nos mostrando a performance também da colagem.

Outro fator que também influencia no resultado da coluna é a umidade da chapa, chapas mais úmida apresentam menores teste de coluna.

O aditivo Smartgum MC funciona como um melhorador de colagem e promove ganhos expressivos nos testes de PIN, já que um de seus principais benefícios é a melhoria da ancoragem de sua cola, alguns dos testes realizados em nossos clientes mostraram ganhos de até 100% acima das especificações do cliente.

Para maiores informações sobre o aditivo MC Smartgum entre em contato através do email: paulo.jordao@nvty.com.br ou pelo fone (41) 3372 3372.