O principal componente das colas de onduladeira é o amido, na prática são feitas colas de onduladeira pelo mundo afora com amidos de batata, trigo, milho e mandioca.
No Brasil encontramos para este fim amidos de milho e mandioca. Os amidos são polímeros de glicose de alto peso molecular que se unem formando cadeias lineares (amilose) ou cadeias ramificadas (amilopectina), as proporções entre amilose e amilopectina variam de acordo com a fonte do amido, as ligações entre as moléculas do amido são muito susceptíveis a reações no meio alcalino da cola, especialmente quando o amido é elevado a temperaturas próximas a seu ponto de gelatinização.
Estas reações, especialmente as de Cross Linked realizadas com o bórax são o principal formador da viscosidade da cola. Como o meio da cola é extremamente alcalino, e ela está sempre em movimento, com o tempo estas reações de cross linked tendem a se desfazer, e com isto a viscosidade da cola diminui.
O papel do amido na cola é realizar na prática a colagem, ele é o agente de adesão, a partir do momento de sua gelatinização na mesa quente o processo de colagem está completo. Nas metodologias de preparo da cola mais utilizadas em nosso país (Stein Hall e High Shear) o amido é utilizado em duas fases distintas, mais ou menos dividido entre 10 e 20 % na primeira fase e 80 a 90% na segunda fase.
Os amidos da 1ª e 2ª fase têm funções diferentes. Por isto as porcentagens de uso na formação da gelatina devem ser obedecidas, sob pena de não se conseguir o propósito destinado a cada uma delas.
O amido da 1ª fase será cozido (método Stein Hall) ou pré cozido (High Shear), porém ambos com o mesmo propósito:
- Promover o tack inicial (ou tack verde) da cola, para uma melhor pega no momento que a cola é transferida do rolo de aplicação para o papel; o tack verde é responsável por manter a folha corrugada e o liner juntos até a entrada na mesa quente;
- Auxiliar a manutenção do amido da 2ª fase em suspensão através da adsorção dos seus grânulos;
- Ser um dos parâmetros controladores da viscosidade da cola (aumentando-se o amido na 1ª fase aumenta-se a viscosidade da cola e vice-versa).
Por estes motivos recomendamos não adicionar o bórax na primeira fase da cola (formação da gelatina), isto torna o controle da viscosidade da cola mais difícil.
Notem que: como o amido preparado no método Stein Hall já foi cozido na 1ª fase ele não irá participar do processo de colagem, devido a isto a performance de colagem do método High Shear é melhor, pois todo o amido da cola participa do processo de colagem.
O amido da 2ª fase é o responsável propriamente dito por realizar a colagem, após sua aplicação na crista do papelão ondulado ele irá ancorar (penetrar) entre as duas faces do papel e posteriormente na mesa quente será gelatinizado promovendo a perfeita adesão entre as duas folhas.
Este segundo amido por estar cru, tende sempre a se precipitar (visto que o amido cru é insolúvel em água), devido a este fato ele necessita estar adsorvido pelo amido da 1ª fase e não deve ficar parado em um tanque sem uma agitação esporádica, na grande maioria das vezes a cola está sempre em movimento, sendo bombeada para a bacia de aplicação, e de lá retornando a um tanque pulmão.
Por ser um carboidrato, o amido é susceptível a contaminação microbiológica, por isto com o passar do tempo esta contaminação pode aumentar a ponto de interferir na viscosidade da cola, para evitar este fato, é necessário o uso de um agente bactericida em colas que vão ficar muito tempo sem uso.
O uso do aditivo Smartgum MC proporciona uma tranquilidade em sua indústria com relação a vários fatores, desde a viscosidade da cola até a performance da colagem, o aditivo age nas ligações químicas do amido proporcionando uma maior estabilidade da cola, evitando variações de viscosidade devido aos processos de cisalhamento e variações de temperatura. Com o uso do aditivo Smartgum MC sua empresa consegue diminuir as quantidades de aplicação de amido sem comprometer a qualidade da colagem de seus papéis.
Ficou com alguma dúvida?
Quer sugerir um tema para um próximo post, entre em contao conosco.
Para maiores informações sobre o aditivo MC Smartgum entre em contato através do email: paulo.jordao@nvty.com.brou pelo fone (41) 3372 3372.