Muitos de nosso clientes nos questionam sobre como elaborar uma cola que seja eficiente para a sua onduladeira. Na verdade as colas não seguem uma receita de bolo, ou seja, elas não são universais, porém alguns parâmetros importantes devem ser levados em consideração a partir do momento em que se vai elaborar uma nova formulação, ou se deseja fazer algum ajuste em na atual.

É importante que se diga que o ajuste final da cola é específico para cada realidade (a sua empresa em particular), porém alguns detalhes independente da onduladeira devem ser seguidos para que se obtenha a melhor performance da cola.

O que sempre recomendamos é que a cola deve ser baseada em alguns fatores principais, que seriam:

  • TIPO DE PAPEL QUE SERÁ COLADO;
  • TIPO DE ONDA;
  • TIPO DE CHAPA (SIMPLES, DUPLA, TRIPLA etc);
  • CARACTERÍSTICA DA ONDULADEIRA.

Avaliando estes fatores o que deve ser feito é o ajuste dos parâmetros da cola relacionados a cada um deles, estes parâmetros seriam:

  • TEOR DE SÓLIDOS DA COLA;
  • VISCOSIDADE DA COLA:
  • PONTO GEL DA COLA.

Vamos falar um pouco sobre cada um destes pontos.

TIPO DE PAPEL A SER COLADO

Para os papéis acima de colagem um pouco mais difícil, normalmente recomendamos se trabalhar com sólidos a partir de 27%, Viscosidade entre 50 a 70 segundos e ponto gel na faixa de 59 a 61 ºC.

Para os papéis de colagem mais simples o teor de sólidos pode começar em 23% as Viscosidades entre 60 e 80 segundos e o ponto gel até 63 ºC.

Estes parâmetros podem ser aplicados para chapas simples e duplas.

TIPO DE ONDA

Para as ondas menores (microondulados) as viscosidades podem começar em 60 segundos, o teor de sólidos acima de 20% e ponto gel por volta de 58 ºC (nestes casos falamos de micoonduladeira, sem mesa quente).

Para as demais ondas seguir os parâmetros acima de acordo com o tipo de papel.

CARACTERÍSTICA DA ONDULADEIRA

Onduladeiras mais novas e de maior velocidade (acima de 250 m/min) devem trabalhar com viscosidades um pouco mais baixas a partir de 45 segundos, o ponto gel e os sólidos devem ser adaptados ao tipo de papel. Para onduladeiras mais antigas de menor rodagem pode-se trabalhar com viscosidades mais altas em alguns casos acima de 120 segundos nos casos de sólidos e ponto gel, estes também devem ser adaptados ao tipo de papel a ser colado.

Todos estes parâmetros são apenas indicativos, o mais importante é adaptar a cola a realidade de cada empresa para que se possa obter a melhor performance de colagem.

Tecnologia Novelty Partners

Visando atender o segmento de papelão ondulado, a Novelty Partners, referência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, detentora da marca Smartgum Colas, criou o SMARTGUM MC.

O SMARTGUM MC é um melhorador de colagem 100% ecológico, biodegradável e que não altera as características de reciclagem das chapas.

Para maiores informações sobre o aditivo MC Smartgum entre em contato através do email: paulo.jordao@nvty.com.br ou pelo fone (41) 3372 3372.