Está louco para mudar os pisos da casa, mas está com medo de entrar em uma reforma? Pois saiba que instalar pisos vinílicos é muito fácil. Confira o artigo e vídeo que preparamos para você!

Instalar pisos vinílicos é uma ótima opção para quem deseja deixar a casa ou local de trabalho com cara nova, mas ao mesmo tempo não está disposto a investir muito ou passar por uma reforma exaustiva.

Por isso, a ideia de instalar pisos vinílicos é justamente contrária, por ser algo econômico, rápido e muito menos trabalhoso do que o necessário.

como instalar pisos vinílicos

Na hora de escolher o revestimento, o piso vinílico é o queridinho dos arquitetos e uma forte tendência no mercado. Tudo isso justamente por mudar a aparência dos cômodos, ter um design moderno, trazer muito conforto, uma alta durabilidade muito por conta de não deformar ou empenar, ser versátil, resistente, antiaderente, antiderrapante, prático, não inflamável e pelo fato de poder ser utilizado em vários ambientes. Ufa, vantagens são o que não faltam, não é mesmo?

Analisando todas as vantagens e a seguir vamos te contar tudo sobre como e o porquê instalar pisos vinílicos no seu projeto pode ser a melhor decisão. E o melhor, além de conferir as dicas, você confere um vídeo que ensina a como instalar o piso vinílico utilizando a técnica do estilo escama de peixe. Vem conferir, vem!

Os revestimentos vinílicos substituem outros pisos

Modernos, muito ecológicos e corretos, os revestimentos vinílicos são fabricados utilizando materiais reciclados tais como minerais e plastificantes. Seu nome é uma derivação do seu componente, o PVC (Policloreto de Vinila). Essa é uma combinação de PVC, minerais e plastificantes.

Esse acabamento é uma excelente alternativa aos pisos laminados, o porcelanato, o mármore, o cimento queimado, a cerâmica, bem como a madeira natural – um dos pisos mais pedidos pelos clientes, mas que, no entanto, possui um altíssimo custo.

como instalar pisos vinílicos modelo

Os pisos vinílicos são também uma alternativa interessante devido ao fato de que são encontrados em cores, dimensões e formatos variados como mantas, réguas e placas.

Conhecendo a fabricação e definindo os formatos desejados

Primeiramente é importante saber que os pisos vinílicos são divididos de acordo com sua fabricação e constituição. Abaixo você confere os modelos:

– Piso Vinílico Homogêneo:

Forma uma massa única. A vantagem é o fato de visualmente não apresentar desgastes na cor durante todo o período de utilização.

– Piso Vinílico Heterogêneo:

Composto por quatros camadas. Primeiramente existe uma base compacta, acima vem a fibra de vidro, depois o desenho impresso do piso e por fim, uma camada superficial conhecida como “camada de desgaste”.

Mas, afinal, quantos formatos existem? Hoje, eles são vendidos em três formatos: manta, tábua ou placa.

– Manta:

Esse é o “piso original”. Vendida geralmente em rolos, ela é barata, contudo, menos resistente. Sua recomendação é para grandes ambientes como corredores, visto que a instalação é mais prática.

– Placas:

Também destinadas a ambientes grandes, esse modelo é considerado resistente. É instalado facilmente, pois não depende de cola, já que conta com um sistema de encaixe. Em contrapartida, seu custo é um pouco mais elevado.

– Réguas:

Mais flexível que a versão em placas, ou seja, é o mais resistente. Todavia, seu grau de maciez é menor que o da manta. Com ampla variedade, seu acabamento é sofisticado e possui texturas fazendo com que seja usado, por exemplo, em escritórios e pequenos ambientes.

Instalar pisos vinílicos, uma garantia de rapidez e facilidade

Os pisos vinílicos são a opção perfeita para quem deseja realizar uma reforma rápida e de forma limpa, ou seja, sem sujeira ou quebra-quebra.

Uma das melhores notícias é que esse acabamento não exige o trabalho de remover o piso antigo, podendo ser aplicado diretamente sobre o piso já existente, em sobreposição.


Certamente, o ideal é que ele seja aplicado sobre uma superfície rigorosamente nivelada. Para isso, basta que o contrapiso esteja liso, seco e limpo para não aparecer as irregularidades, utilizando um primer seguido por uma argamassa autonivelante. Outro ponto positivo é que uma vez que a instalação é fácil, ele não precisa ser impermeabilizado e nem encerado.

Mas, fique atendo, pois acontece que, por se tratar de uma manta flexível, a tendência é reproduzir desníveis e buracos do piso sobre o qual foi instalado. Dessa forma, não é recomendável a aplicação sobre madeira ou laminado.

Aprenda a instalar facilmente pisos vinílicos

Você pode até nunca ter pensado em se aventurar na construção ou reforma da sua casa, mas, hoje em dia, com o acesso à internet e os diversos tutoriais e vídeos que ensinam o passo a passo de diversas atividades é possível fazer (quase) qualquer coisa quando o assunto é reforma.

Por exemplo, você já pensou em instalar aí na sua casa o piso vinílico utilizando a técnica do estilo escama de peixe? Antes que você diga nunca, isso não é impossível não!

E quem prova isso é o Flávio Bernardo, que transformou o faça você mesmo da construção em um projeto dentro da sua carreira de produtor audiovisual. Hoje, ele possui um canal no Youtube com mais de 133 mil inscritos, onde ele mostra dicas sobre reforma e construção enquanto constrói a sua própria casa.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo para instalar o piso vinílico na sua casa no estilo escama de peixe. E claro, com a aplicação facilitada pela utilização da Cola Smartgum!

Para finalizar, fique atento aos cuidados:

O piso vinílico não é um revestimento que risca fácil ou que mancha, por esse motivo sua manutenção e limpeza são muito fáceis, pois essa superfície evita o acúmulo de sujeiras, sendo necessário apenas retirar o pó ou usar um pano úmido com detergente neutro.

como instalar pisos vinílicos limpeza

Porém, no momento em que for arrastar os móveis é necessário evitar grandes abrasões, pois elas podem riscar o piso. Portanto, em caso de mudanças utilize sempre um pano para facilitar o deslizamento.

Outras dicas: ele não pode ser submerso, por isso, deve-se evitá-lo em áreas externas ou úmidas como banheiros e cozinhas. E por fim, mas não menos importante, se optar por encerar o piso, dê preferência a cera incolor.

O que acha de aproveitar todas as nossas dicas e instalar pisos vinílicos agora mesmo para reformar o seu cômodo, hein? Conte para gente nos comentários se já instalou este tipo de piso e como foi a sua experiência!

Com imagens: Pinterest

Leave a Comment