A forma como as mercadorias são produzidas transformou-se completamente e o grande responsável por isso é o design de produtos, um setor que leva em conta a aparência e a função e assim exerce influência direta sobre os consumidores. A seguir, nós te contamos porque ele é tão importante para os seus negócios, vem ler!

Ano após ano é de suma importância que os empreendedores se adaptem para estarem sempre dentro da disputa em cenários tão competitivos. Então, para aqueles que trabalham com mercadoria não poderia ser diferente, e é aí que entra a importância do design de produto para os seus negócios.

Com o cenário que estamos vivendo, mais do que nunca, as empresas precisam analisar sua concorrência, verificar tudo o que pode ser melhorado, fazer uma análise das expectativas e preferências do consumidor e recorrer aos recursos que têm em mãos (sem grandes investimentos) para obter resultados positivos e sucesso nos negócios. Assim sendo, algo que sempre pode ser aprimorado é o apelo de venda dos seus produtos por meio do design de produto, uma forma de agregar valor aos seus itens de venda. 

Pensando dessa forma ocorre que um design de produto é algo muito complexo, uma vez que o item estará em contato direto com o consumidor precisando assim expressar em poucos segundos toda a personalidade da marca. Também fazer com que o cliente perceba a sua função, performance, desempenho, o que ele entrega e porque é importante tê-lo em casa, afinal os clientes irão conviver com ele fisicamente, seja na cozinha, no banheiro, no trabalho, no quarto, entre outros. Ou seja, um artigo para se destacar precisa ter personalidade total!

Só para que você possa ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, uma simples mudança na forma de expor o seu produto pode gerar um aumento de 40% nas vendas.

Após esse breve resumo, a seguir a gente te explica mais um pouco sobre a importância do design de produtos, como ele valoriza sua marca e porque é importante para os negócios. 

Você sabia que o profissional, designer de produto, também é conhecido por muitos nomes?

– Designer de Experiência (XD)

– Arquiteto de Informação (IA)

– Designer de Interação (IX)

– Arquiteto de experiência (XA)

– Designer de interface do usuário

– Designer de experiência do usuário (UX)


Mas, afinal, o que é o design de produtos?

Ele é o grande responsável pela experiência do usuário de um produto, orientando as metas e objetivos de negócios do gerenciamento de produtos. Também é tipicamente associado aos aspectos visuais, desempenhando um papel na arquitetura da informação e no design do sistema de um produto.

Assim sendo, design de produtos é todo o processo de criação do produto para as atualizações e modificações do produto. Ou seja, ele inclui desde o projeto, a prova de conceito, as reuniões de equipe, também levando em conta as pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação dos clientes, as logos das embalagens, as cores, o design com traços atrativos, as melhores maneiras de garantir a usabilidade com conforto e praticidade, até, finalmente, o lançamento do produto no mercado com ações publicitárias. 

design de produtos projetos

Leia também:
Dicas de embalagens para loja virtual para criar um negócio de sucesso

Mas, por que isso é tão importante? 

Acontece que o design de produtos é uma etapa que engloba muitos tópicos e impacta em diversas frentes:

– Atualização frequente da marca;

– Melhoria dos serviços oferecidos;

– Trata-se também de uma questão estética e de beleza do produto;

– Carrega a cara da sua marca com visão, objetivos e valores;

– Facilita a vida dos consumidores;

– Conquista o consumidor, estabelecendo laços de confiança e melhorando o relacionamento da marca;

– Influencia no aumento das vendas.
 

design de produtos desenhos

Qual a tendência para o design de produtos?

A palavra da vez para design de produtos é inovação, os empreendedores não precisam mais se limitar, há liberdade para criar.

É preciso também transmitir a aparência de um bom produto e esclarecer o consumidor fornecendo todas as informações possíveis.

Além disso, os novos consumidores buscam comodidade, ou seja, há um desejo cada vez maior de integração, por produtos que trazem um mix tanto de funções como de materiais. Além disso, o cliente tem o desejo de se sentir único, ele quer que o produto no ao qual está consumindo seja expressivo, que mostre que ele é diferente dos demais compradores.

design de produtos

E agora que você leu o nosso post, já consegue perceber que o design de produtos não é um artigo de luxo para algumas empresas, mas sim uma etapa importantíssima para os negócios? Conta para gente nos comentários!

Imagens: Pinterest

Leave a Comment