O que você acha de tirar esses últimos meses que ainda nos restam para focar na sua casinha e começar o ano com muito estilo? Começar mudando o chão pode ser uma boa alternativa, assim você já pisa em 2022 com o pé direito. Mas investir em um piso igual para a casa toda ou diferente para cada ambiente? É o que te contamos a seguir, vem descobrir!

Está com vontade de dar uma geral na sua casa e renovar as energias, modernizar, mas não sabe muito bem como? Calma, nós vamos te ajudar! Que tal deixar seu lar mais alegre com pisos e revestimentos? Uma boa ideia para começar, né? Mas será que é melhor investir em um piso igual para a casa toda ou diferente para cada ambiente?

Falando em pisos e revestimentos, são tantas opções disponíveis no mercado, que na hora de tomar uma decisão sobre os materiais que mais agradam essa acaba sendo uma tarefa árdua e é aí que surge a dúvida. É correto colocar um piso igual para a casa toda, isso é, em todos os cômodos como sala, sacada, corredor, banheiros, cozinha e lavanderia? Ou então, será que cada ambiente pode ter um modelo diferente?

Primeiramente, saiba que não existe certo ou errado, portanto, o ideal é fazer aquilo que mais casa com o seu estilo. Agora, vamos a algumas dicas e soluções práticas?

piso igual para a casa toda

Piso igual para a casa toda ou diferente?

Confira as dicas abaixo para decidir o que é melhor para a sua casa? 


1- Seu decor combina com ambientes integrados?

Particularmente, nós gostamos de padronizações e de trazer uma unidade, fazendo com o local todo pareça ainda maior. Sabe quando o piso que está logo na entrada te acompanha para dentro dos demais ambientes?

Essa dica é ainda mais especial para apartamentos, que possibilitam ambientes integrados como, por exemplo, sala de estar + sala de jantar + cozinha (é preciso ficar atento às áreas molhadas – que falaremos logo abaixo!). Ou seja, neles uma boa opção é investir em um piso igual para a casa toda. Se os cômodos já compartilham os espaços, isto é, não contam com as paredes, será o piso o grande responsável por trazer a sensação de que esse é um único local. 

piso igual para a casa toda integrado

2- E se eu quiser um piso diferente, pode?

Separar os cômodos por meio dos pisos também é uma grande ideia. Além disso, a variedade é tamanha que é possível criar espaços incríveis.

Geralmente, quem adota essa separação são aqueles que moram em ambientes com dois andares, ou seja, nos sobrados. Ocorre que muitos optam por utilizar o mesmo material na parte inferior como salas e corredores, mas reservar a sensação de ainda mais aconchego para os quartos. 

piso igual para a casa toda cozinha

Leia também:
Dicas de como escolher o piso para ambientes da casa

3- Os ambientes onde mais surgem dúvidas:

Áreas molhadas

Elas nada mais são do que ambientes onde há água, ou seja, estamos falando das cozinhas, banheiros, lavabos, áreas de serviço e piscinas. Portanto, esses são locais onde, durante a escolha do piso, é preciso levar em conta alguns critérios como o fato de ser antiderrapante e até o de evitar infiltrações.

Quartos

Esse também é um cômodo onde há possibilidade de variar bastante o tipo de piso. Porém, a preferência é, quase sempre, pelo aconchego que é encontrado, principalmente, em pisos com conforto térmico.

4- Piso diferente ou piso igual para a casa, quais materiais utilizar?

1- Vinílicos ou laminados

Atualmente,  a colocação desse revestimento está muito na moda, uma vez que lembra muito a madeira. Ainda nesse sentido, ele conta com muitas vantagens como o custo, o conforto térmico, a durabilidade, o fato de abafar ruídos, as diversas cores e formatos, e também, por ser fácil de limpar. 

2 – Porcelanato

Esse é um material muito bacana para quem deseja utilizar o mesmo elemento, mas em texturas e cores diferenciadas. Um bom exemplo do que estamos falando é utilizar o porcelanato esmaltado ou polido nas áreas inferiores, enquanto que na parte de cima é colocado um porcelanato amadeirado.

 

3 – Madeira

A rainha do aconchego! É bem verdade que o nosso coração bate forte tamanha a beleza desse material. Já imaginou um lar com um piso de madeira original da época? Entretanto, há alguns desafios, pois para começar esse material é caro. Além disso, ele não é aconselhado em áreas molhadas.

4 – Cimento queimado

Há tempos ele vem sendo o queridinho dos apaixonados pelo decor atemporal mais contemporâneo ou rústico. Entre os benefícios está o investimento no produto, que não é alto, e também a boa durabilidade. Mas é preciso estar atento, pois mesmo podendo ser usado em todos os ambientes da casa, a aplicação precisa ser feita em uma superfície totalmente nivelada, sem imperfeições como umidade ou sujeira. Além disso, em cômodos como banheiro e cozinha é preciso que o material seja impermeabilizado.

E depois de conhecer tanta inspiração e boas ideias, ficam as dúvidas: qual opção escolher? Você é do time do piso igual para a casa toda ou diferente para cada ambiente? Conta aqui nos comentários! Bom, agora que nós já trouxemos muitas ideias, ficamos por aqui e deixamos a mão na massa com vocês! 

Com imagens: Pinterest

Leave a Comment