Há quem acredite que os projetos de embalagem são elementos fáceis, entretanto é preciso estar atento para não cometer erros comuns. No post de hoje, nós te mostramos quais são eles.

Quando falamos em projetos de embalagem pode até parecer algo bem simples. Mas, há diversos fatores que precisam ser muito bem planejados, uma vez que as embalagens são fundamentais durante a etapa da decisão de compra do consumidor. Até porque estamos falando do visual e é sempre bom causar boas impressões.

 

Sejam elas fabricadas em papel ondulado, isopor, plástico bolha, caixa de papelão ou papel Kraft, os projetos de embalagem precisam levar em conta fatores como convencimento de compra, disposição, eficiência, proteção e informação.

 

Além disso, as embalagens podem trazer vários benefícios para uma empresa: aumento das vendas, melhorias no branding, vantagem competitiva, agregação de valor para o varejo, entre outros.

projetos de embalagem

Percebeu porque os projetos de embalagem são tão importantes e merecem planejamento? Afinal, ninguém quer cometer erros comuns, que seriam facilmente evitados, por pura falta de cuidado, não é mesmo?!

A importância dos projetos de embalagens

E a sua empresa, tem o costume de investir em projetos de embalagens? Então, no post de hoje, você vai conhecer os erros mais comuns que encontramos no dia a dia quando o assunto são embalagens.

 

Não proteger o produto

É a acomodação certa a responsável por manter o produto bem protegido desde o armazenamento até o destino.

 projetos de embalagem ideias

 

Formato não compatível com o produto

Além de ser uma parte estética importantíssima, pois tem o poder de tornar o produto ainda mais atraente, é ele quem trará ao consumidor facilidade no manuseio do produto.

 

Não ser prática

Hoje em dia, praticamente todos os consumidores têm um desejo em comum, praticidade. Dessa forma, a embalagem não deve vir com um manual de instruções exclusivamente para conseguir abri-la, não é mesmo?! Resistência sim, mas sem precisar usar tesouras ou estiletes.

projetos de embalagem criativas

Falta de informações

É aqui que estará toda a ficha do produto com suas informações técnicas, então nada pode faltar. Uma vez que isso aconteça, você perderá toda a credibilidade da marca.

 

Esse é um tópico muito importante, principalmente, quando falamos de alimentos. É preciso colocar data de validade, volume, como conservar, modo de consumo e, principalmente, os ingredientes e restrições alimentares, pois a segurança e saúde do consumidor vêm em primeiro lugar.

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Regulamentação da ANVISA – No caso dos alimentos

Ainda falando de alimentos, há algo obrigatório quando se trata deles, a regulamentação pela ANVISA pela lei n° 9.782/1999, art 8°.

 

O tipo da embalagem pode ser definido pelo próprio fabricante com base nas características do produto e da sua validade, mas elas devem estar licenciadas junto ao órgão de vigilância sanitária e adequadas às exigências.

 

A legislação sanitária das embalagens é dividida segundo o tipo de material: têxtil, vidro, plástico, celulósico, elastomérico e metálico.

 

Não ser ecológica

Frequentemente falamos sobre sustentabilidade nas embalagens, pois elas não podem ser produzidas de qualquer forma. É preciso levar em conta a responsabilidade ambiental, preservação de recursos naturais, o conceito de consumo consciente e o processo final de descarte.

Tentar comunicar muitas coisas para o consumidor

De acordo com pesquisas, você possui apenas três segundos para atrair a atenção dos seus clientes fazendo com que eles fiquem encantados com seu produto e gerem conexões rápidas e emocionais. Além disso, são mais 3 segundos para a comunicação secundária e mais 2 segundos para gatilhos mentais. Se tudo der certo, as chances de compra serão de 85%.

 

Erros de impressão durante a produção gráfica

Aqui há uma série de detalhezinhos aos quais você precisa ficar sempre atento:

– Não converter o arquivo para CMYK;

– Imprimir em preto puro ou sobrecarregar o preto composto;

– Ignorar a sangria e a margem de segurança;

– Não converter textos em curvas;

– Não rasterizar camadas com efeitos;

– Utilizar imagens em baixa resolução.

 

É lógico que as falhas acontecem durante o planejamento dos projetos de embalagem, mas esperamos que com o post de hoje você tenha percebido que é muito fácil evitar alguns erros e a importância de um bom projeto de embalagem.

Com imagens e informações: Pinterest; Milkpoint; Época.

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