Vem saber mais sobre os tipos de impressão para embalagem e como isso pode ajudar em um projeto gráfico e fazer com que a sua marca ganhe destaque!

São os tipos de impressão para embalagem que ajudarão a tornar seu produto e marca atraentes, personalizados e com maior valor agregado, uma vez que elas fazem parte da ferramenta responsável pelo impacto visual.

Ou seja, dessa forma, os tipos de impressão para embalagem são um dos elementos mais importantes dentro de um projeto gráfico. Nesse sentido pense com a gente: as embalagens estão em todo lugar, elas já fazem parte da rotina das pessoas, uma vez que protegem os produtos, facilitam o transporte e o armazenamento. Então como fazer a sua marca ganhar destaque?

Uma boa maneira é fazer com que as embalagens sejam mais do que isso, simples embalagens. Agora, elas precisam ser perfeitas, pois tornaram-se uma grande estratégia de marketing, afinal, quando chega a sua encomenda ela é a primeira relação que você tem com a marca e o produto. Então, logo no primeiro momento, ela deve trazer uma experiência personalizada, destacando, encantando, informando, transmitindo a identidade, os valores e participando da formação de opinião do consumidor.

Como cada produto e embalagem tem uma necessidade específica diferente, você precisa conhecer todos os tipos de impressão para embalagem mais populares que existem atualmente no mercado, levando em consideração quais são os custos-benefícios, os métodos, as características, as possibilidades, as abrangências, as limitações, qual será o mais adequado ao material, as cores, aos acabamentos utilizados. Dessa maneira, você estará evitando prejuízos e tornando os seus produtos mais competitivos.

Para que você não tenha mais dúvidas, abaixo separamos um informativo sobre cada um dos tipos de impressão para embalagem. Leia com atenção e descubra qual deles atende melhor as suas necessidades.

Principais tipos de impressão para embalagem

Abaixo, você confere os diversos tipos de impressão e suas características que podem definir qual a melhor escolha na hora de produzir as embalagens do seu negócio.

Litografia ou offset:

Essa é a impressão mais conhecida no mercado gráfico para impressão em larga escala no mundo, pois trabalha com folhas soltas.

Aqui, o documento necessita de uma matriz de chapa de alumínio que é transferida para um rolo de impressão que, em seguida, é prensado contra o papel. Ou seja, é usada uma impressora de grande porte com dois tipos de cilindros pressionados um ao outro para o funcionamento, além do cilindro matriz.

Já as cores são impressas separadamente, pelo sistema CMYK, formando as imagens por meio da pigmentação das cores. Assim, a técnica é a interação entra a água e a gordura presente na tinta.

Benefícios:

– Para grandes quantidades/tiragens;
– Baixo custo;
– Impressão rápida;
– Alta qualidade nas cores;
– Utiliza mais de quatro cores;
– Ideal para diferentes gramaturas de papel e plástico;
– Não há a necessidade de que um profissional, pois a máquina trabalha sozinha e rapidamente.

Desvantagem:

– Sistema frágil devido à necessidade de reajustes frequentes durante a impressão para evitar borrões e falhas;
– Não aceita nenhum tipo de superfície.

Onde usar:

Cartões de visita, cartazes, folders, livros, revistas, jornais e embalagens de varejo.

tipos de impressão para embalagem

Flexografia

Um dos processos de gravura mais antigos que funciona como uma espécie de carimbo. Nesse modelo é aplicada uma chapa flexível de fotopolímero, chamada clichê, uma espécie de borracha sensível à luz, sobre o substrato. Ou seja, ele é fixado em um cilindro que gira transferindo tinta à sua superfície ocorrendo o pressionamento em direção ao que será impresso.

As tintas usadas são líquidas a base de água ou solvente, fazendo com que a secagem seja rápida.

Benefícios:

– Versatilidade;
– Qualidade na impressão;
– Impressão em superfícies não planas;
– Produção em alta velocidade;
– Utilizada em diferentes materiais;
– Baixo custo;
– Secagem rápida;
– Possibilidade de atender a um amplo e variado mercado.

Desvantagens:

– Tem problemas de impressão com gradientes;
– Trabalha apenas com as cores preto e branco.

Onde usar:

Embalagens como plásticos de sacolas de supermercado, papelão e laminação, copos de papel, sacos, embalagens metálicas e plásticas, acetatos, etiquetas e rótulos.

Impressão digital

Essa é uma maneira superatual e rápida de imprimir imagens e materiais gráficos. Trata-se de um sistema de impressão diretamente no material, onde os dados digitais do computador são enviados diretamente para a impressora. Ocorre o processo eletrônico, a laser.

Benefícios:

– Mesma qualidade e durabilidade das impressões offset;
– Trabalha com tamanhos diferentes de impressão;
– Ótimo nível de resolução;
– Secagem rápida da tinta;
– Não há resistência da matriz na tiragem;
– Impressão colorida de altíssima qualidade;
– Provas de impressão com custo barato;
– Não há necessidade de reparar as cores.

Desvantagens:

– Impressões de tiragem reduzida.
– Perder para o offset na qualidade final;

Onde usar:

Pequenas tiragens até 200 cópias, plotters e banners.

tipos de impressão para embalagem digital

Híbrida

Uma espécie de união do offset com a impressão digital, porém utilizando maquinários específicos.

Benefícios:

– Alta qualidade
– Aplicações personalizadas;
– Economia na hora da produção;
– Grande variedade de aplicação.

Rotogravura

A rotogravura é um sistema de impressão direto. Diferente da offset, a rotogravura possui a matriz em baixo relevo em relação à superfície do cilindro de cobre uniforme, com pequenos furos, gravado e cromado. O processo é eletromecânico, em que a gravação se dá por meio de toques de diamantes industriais.

Benefícios:

– Indicada para a impressão de um grande número de tiragem;
– Impressos de qualidade sobre suportes de baixa gramatura;
– Secagem rápida;
– Velocidade rápida na impressão;
– Altíssima resistência na tiragem;
– Boa qualidade na impressão colorida.

Onde usar:

Grandes jornais, revistas, livros didáticos, livros de arte, superfícies plásticas, metal, papelão, tecidos e impressão de rótulos.

tipos de impressão para embalagem rotogravura

Leia também: 
7 programas gráficos on-line grátis para criar layouts para embalagens
4 motivos para usar caixas de papelão display nos seus negócios

Serigrafia ou silk-screen

Esse antigo processo de impressão é semelhante à revelação de fotografia, pois usa espaços escuros e luzes especiais para a execução da matriz. A tela, normalmente em nylon, é colocada sobre uma moldura de madeira, alumínio ou aço, com pontos vazados ou fechados que definem a posição da aplicação da tinta no suporte. Aí então a tinta será vazada, através de um rodo ou puxador, em um processo guiado pela fotossensibilidade.

Benefícios:

– Impressão de qualidade para pequenas e médias tiragens;
– Não necessita de uma superfície plana para imprimir;
– Impressões em itens variados;
– Impressão em tamanhos e espessuras variados;
– Custo-benefício;
– Praticidade.

Desvantagens:

– A qualidade da impressão dependerá da densidade da tela e do original a ser reproduzido;
– Produção lenta;
– Grande tempo de secagem;
– Não indicado para grandes tiragens.

Onde usar:

Tecidos, cerâmica, cartões, metais, papéis irregulares, plásticos, adesivos, canetas, chaveiros, materiais de sinalização, vidro, rótulos de CD, papel de parede e PVC.

Tipografia

Esse é o mais antigo e tradicional sistema utilizado para transferir tinta ao papel no mundo. Muito conhecido pelos designers, ele é considerado a arte da letra nos mais variados formatos de acordo com o assunto e o objetivo do texto, permitindo a expressividade do texto. Porém, atualmente ele quase não é mais utilizado.

Onde usar:

Livros, aperfeiçoamento de projetos e estabelecimentos com pouco orçamento para a produção de documentos.

Tampografia

A tinta é transferida da chapa metálica, chamada de clichê, para a superfície por meio de uma esponja, chamada tampão de silicone, até que ele absorva o máximo de tinta que se molda para realizar uma impressão indireta em baixo-relevo.

Benefícios:

– Imprime em qualquer objeto
– Ideal para pequenas áreas de superfícies irregulares

Onde usar:

Embalagens côncavas ou convexas, além de plástico, vidro, borracha, superfície pintada, madeira, metal, tecido, porcelana e couro.

Hot-Stamp

Esse não é necessariamente um tipo de impressão, mas sim uma técnica para dar acabamento. Semelhante a tipografia ou aos carimbos, não faz uso da tinta. Aqui o sistema funciona por meio de uma fita de material sintético envolvida de uma fina camada geralmente metálica. Esta camada, ao receber uma pressão quente, funciona como um adesivo e descola-se da fita para aderir ao produto. Geralmente, as estampas são feitas em cores metálicas como o dourado e prateado.

Desvantagens:

– Procedimento deve ser feito por um especialista devido aos detalhes.

Onde usar:

Acabamento ou incremento, capas dura de livros fiscais ou de livros de TCC e monografia, convites e guia de eventos.

E aí, gostou das informações que separamos para você? Agora você já consegue identificar quais os tipos de impressão para embalagens são melhores para o seu negócio? Não esquece de deixar um comentário aqui para gente contando sobre sua escolha!

Com imagens: Dreamstime; Mercado Livre; Directindustry; Getty Images; Pinterest

Leave a Comment