Está passando por uma reforma e deseja mudar o visual do seu imóvel? Mas como escolher os melhores pisos para apartamentos pequenos? A seguir a gente te dá várias dicas, vem ler!

É praticamente impossível não achar alguém que sonhe com o lar doce lar e que não passe horas e horas planejando como ele pode ficar com a nossa cara. Quais serão os pisos para apartamentos, as cores das paredes e a localização dos móveis novos?

Entretanto, uma coisa é certa, as cidades estão cada vez mais abarrotadas de gente e os metros quadrados estão ficando mais caros. Por isso, uma boa opção são os apartamentos pequenos. Porém, por mais eficientes, práticos e acessíveis que eles sejam com certeza, contam com desafios e necessitam de muito planejamento.

pisos para apartamentos pequenos

Um exemplo claro de tudo isso é aquele momento da obra em que você deve escolher os acabamentos. Nesse sentido, como escolher os pisos para apartamentos pequenos? Quais os mais indicados? Afinal, se até os profissionais, como arquitetos e designers ficam malucos com tantas variedades de cores, formatos e materiais, quem somos nós, não é mesmo?!

Mas fique tranquilo, para você acertar na escolha dos pisos para apartamentos pequenos, a seguir vamos te dar várias dicas e te explicar um pouquinho mais sobre cada um deles, afinal, a ideia é que ele te acompanhe por muito tempo. Vem ver!

Antes de mais nada, algumas dicas para escolher os melhores pisos para apartamentos pequenos

Faça um levantamento

Primeiramente, verifique todo o imóvel: avalie os ambientes pensando em suas necessidades, leve em consideração o estilo da decoração, atente-se ao clima da região, perceba se há umidade e lembre-se de considerar todos que moram ali (de idosos, crianças e animais). Com tudo isso, você saberá qual modelo vai se adequar melhor ao espaço.

Truque da amplitude

Algo muito utilizado quando falamos em pisos para apartamentos pequenos é a falsa sensação de que ele é maior. Para conquistar isso é muito fácil, basta escolher o revestimento certo. Um dos melhores recursos é optar pelo mesmo modelo de piso em todos os ambientes, sem demarcar os cômodos. Outra boa opção são os revestimentos de grandes formatos ou ainda a utilização das tonalidades mais clarinhas.

pisos para apartamentos pequenos modelos

Utilize tapetes

Caso você queira setorizar algum dos cômodos, uma das melhores maneiras é investir no uso de tapetes.

pisos para apartamentos pequenos ceramica

Frio x Quente

Você sabia que a ideia dos pisos frios é diminuir a temperatura do ambiente transmitindo a sensação de frescor. Eles são recomendados para quem busca durabilidade e praticidade.
Onde utilizar: ambientes externos, locais úmidos, e cômodos onde o uso de água é frequente como o banheiro e a cozinha.
São eles: cerâmica, porcelanato, cimento queimado e granito.

Já os pisos quentes contam com um maior equilíbrio das temperaturas, sendo ideais para trazer a ideia de bem-estar e conforto, ou seja, são ótimos para quartos e salas.
São eles: laminados, madeira e vinílicos.

Quais são os melhores pisos para apartamentos pequenos?

Confira abaixo os modelos mais recomendados para ter como piso nos apartamentos pequenos.

Madeira

Por se tratar de um material natural e nobre, ele é um dos pisos para apartamentos mais caros. São ainda uma boa opção para quem deseja uma decoração rústica e campestre. Eles são os queridinhos de qualquer pessoa, pois trazem sensações gostosas de quem gosta de estar em casa: aconchego, acolhimento e conforto.

Entretanto é bom estar atento aos cuidados! Para áreas externas ele necessita impermeabilizante e durante a limpeza não se pode usar solventes ou abrasivos. Geralmente, os fabricantes recomendam utilizar ceras ou vernizes.

Porcelanato

Esse nunca sai de moda e é com certeza um coringa quando se trata de pisos para apartamentos pequenos, pois confere o efeito de amplitude com suas dimensões extensas, além de trazer a sensação de leveza e amplitude e ser sinônimo de praticidade, resistência e requinte. Existem vários tipos de porcelanato em diversas formas, texturas, cores, padrões e intensidade do brilho (fosco, brilho ou acetinado).

Ele pode ser utilizado em todos os cômodos, mas por ser muito resistente, especialmente contra líquidos e produtos químicos, ele é muito recomendado para ambientes que recebem mais água ou que precisam ser mais lavadas, como cozinha, área de serviço e banheiros.

Granito

Imponente e luxuoso, esse piso natural tem um preço bem elevado, mas seus benefícios como a resistência fazem com que compense. Além disso, pode ser encontrado em diversos tipos, formatos, desenhos e cores. Outro benefício é a facilidade de limpeza, por isso é bem recomendado para ambientes mais frios, como as cozinhas e banheiros.

Leia também:
[Fique por dentro] Mas, afinal, como instalar pisos vinílicos?

Cerâmica

Ainda entre os pisos para apartamentos pequenos, para as áreas molhadas está a cerâmica. Suas características são iguais as do porcelanato, porém seu processo de fabricação é diferente tornando-o uma peça mais delicada e um um pouco menos resistente. Seu processo fabril é mais complexo, produzido a partir da prensagem da argila úmida e peneirada, por isso, é possível encontrar até mesmo versões artesanais.

Laminado

Esse é um dos pisos para apartamentos mais comuns, semelhante a madeira e que pode ser usado em vários ambientes, especialmente nos internos. Perfeito para proporcionar aconchego e conforto.

Suas principais vantagens são a impermeabilidade, preço e a colocação, que pode ser feita em cima de outro piso. Já a limpeza deve ser realizada com um pano úmido e detergente neutro. Fique atento para não usar cera nem produtos com silicone.

Vinílico

Eles são usados como uma alternativa interessante aos pisos laminados, além disso são ecológicos, uma vez que são fabricados com materiais reciclados, sendo uma combinação de PVC (Policloreto de Vinila), minerais e plastificantes.

Os vinílicos também servem como um bom revestimento, especialmente para quem está reformando o lar e deseja torná-lo mais aconchegante, confortável e moderno. Ideal para ser utilizado em ambientes internos.

Outros motivos pelos quais são uma boa pedida é que podem ser encontrados em diversas cores e formatos, não mancham, trazem conforto térmico, são fáceis de limpar, antialérgicos, resistentes, duráveis, abafam os ruídos de “toc toc” costumeiro e reproduzem o visual da madeira com perfeição.

Cimento queimado

Ele é hoje um dos mais modernos pisos para apartamentos pequenos, trazendo uma aparência despojada e contemporânea, confere a sensação de algo inacabado e é ideal para quem deseja um estilo industrial. Uma das maiores vantagens é a facilidade na aplicação e o baixo custo para a obra. Hoje, no mercado existem vários produtos que trazem esse efeito, porém o “original” é produzido com uma base de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento.

E aí, nós te ajudamos a escolher os pisos para apartamentos pequenos ideais para as suas necessidades? Então conta aqui pra gente nos comentários!

Com imagens: Pinterest

Leave a Comment