01-pisos-para-idosos-e-crianças-abril.com

Quando se trata de pisos para idosos e crianças há alguns materiais que funcionam melhor devido ao conforto e segurança. Saiba quais são!

Considerar os pisos para idosos e crianças é muito importante ao construir ou realizar a reforma de uma casa, isso porque algumas fases da vida exigem cuidados especiais, justamente como nesses casos!

Certamente há limitações naturais da idade, onde até os pequeninos ou os da melhor idade que são super independentes devem ser acompanhados de perto, mas isso não deve significar restrições, então é aqui que entram os melhores pisos para idosos e crianças, pois não podem ser escorregadios, difíceis de limpar ou muito rígidos.

Aliás, tanto na terceira idade quanto na infância, uma das maiores preocupações está relacionada à segurança em casa, afinal nosso lar deve ser um local de aconchego e não um espaço de riscos, caso não esteja adaptada para as novas necessidades que surgem ao longo da vida. Por isso, os cuidados com a saúde também exigem algumas mudanças dentro da nossa própria casa, uma vez que eles estão mais suscetíveis a quedas e, consequentemente, a fraturas. Então você conseguiu entender porque falar de pisos para idosos e crianças é tão importante?

02_pisos-para-deixar-a-casa-segura_pinterest

Abaixo, seguem algumas dicas de adaptação simples, mas que podem melhorar a mobilidade:

Considere alguns fatores principais nos pisos para idosos e crianças de acordo com os cômodos da casa

– Antiderrapante

Em ambientes como o banheiro essa deve ser a principal preocupação. É importante analisar se o material do piso oferece uma superfície antiderrapante mesmo quando estiver molhado.

– Facilidade de deslocamento nos pisos para idosos e crianças

Essa é uma dica muito válida para espaços como os corredores, afinal os pequenos engatinham, utilizam andadores, irão dar os primeiros passinhos ou ainda brincar com triciclos. Nesse sentido há idosos que fazem o uso de bengala, andador ou cadeira de rodas. Assim sendo pense, o material do piso é fácil para a mobilidade?

03-pisos-para-idosos-e-crianças-thinkstockphotos

– Limpeza e manutenção

Tanto para os pais, quanto para idosos que moram sozinhos, é preciso analisar o trabalho que o piso demanda para manter o material limpo.

– Conforto

Em uma sala de estar, essa pode ser a principal consideração, pensar em qual a sensação você deseja que o material do transmita piso sob os pés?

– Amortecimento

Nos pisos para idosos e crianças é preciso levar em conta se ele oferece alguma absorção de choque em caso de quedas.

Leia também:
7 motivos para investir em pisos emborrachados nas áreas externas
Qual o melhor piso para quarto de bebê?
Saiba quais os melhores pisos para apartamentos pequenos

Quais as melhores opções de pisos para idosos e crianças?

Carpete

Antes de mais nada, esse é um material muito macio, que absorve o som ao caminhar, mas que também oferece o tão desejado conforto sob os pés e, além disso, oferece proteção contra lesões em caso de quedas. Outro ponto positivo que podemos destacar é o fato dele ser neutro quando falamos de temperatura, ou seja, não retém calor ou frio como muitos materiais de piso duro.

04-pisos-para-deixar-a-casa-segura-carpete-facebook

Pisos para idosos e crianças – Cortiça

Apesar de não ser um material muito utilizado no Brasil, também precisamos falar sobre ele, pois oferece certa suavidade sob os pés, tem uma superfície lisa e lavável, e oferece algumas propriedades de isolamento térmico e acústico. Um destaque importante está na facilidade que ela oferece no deslocamento, especialmente para aqueles precisam de auxílio para se locomoverem.

Linóleo

Mesmo tendo caído em desuso com a chegada dos pisos vinílicos, ele é uma opção entre os pisos para idosos e crianças. Esse é o material original de revestimentos, sendo feito principalmente de materiais vegetais naturais. Sua relevância se dá na limpeza, pois não retém poeira e outros contaminantes do ar. Mas, inegavelmente, sua durabilidade pode ser o que o deixa mais em evidência, uma vez que é resistente o suficiente tanto a água, quanto as manchas, ou seja, pode funcionar em cozinhas ou banheiros. Também é importante mencionar que sua superfície plana e lisa, instalada diretamente sobre o contrapiso, funciona muito bem para o deslocamento.

Pisos para idosos e crianças – Vinílico

Eles são considerados excelentes materiais devido à baixa manutenção, limpeza, locomoção e durabilidade. Somado a isso, as folhas com poucas costuras oferecem resistência a água em cômodos como banheiros e cozinhas. Entretanto, seu principal destaque se dá no custo, pois é uma das opções mais acessíveis.

04-pisos-para-deixar-a-casa-segura-vinilico-pinterest

Emborrachado

Quando falamos em segurança nos pisos para idosos e crianças está o piso de borracha, pois é antichoque e antiderrapante, agregando conforto especialmente em áreas externas. Um bom exemplo é que ele é muito usado em academias. Outros pontos positivos são a resistência a materiais pesados e a água.

Madeira e laminado

Esses são pisos fáceis de limpar e tanto um quanto o outro conferem uma aparência suave e natural, embora o laminado custe muito menos do que a madeira.

05_pisos-para-idosos-e-criancas-madeira-laminado-mercado-livre

Quais pisos para idosos e crianças devem ser evitados?

Seja pelo fato de serem duros, pelas superfícies irregulares, precisarem de manutenção regular, pela facilidade de tropeçar, por serem frios ou ainda extremamente escorregadios quando molhados alguns materiais não são indicados como bons pisos para idosos e crianças. Esses são os casos das pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos e tapetes.

Agora, você já sabe quais pisos para idosos e crianças oferecem segurança, conforto e praticidade. Qual desses modelos você vai escolher para o seu lar?

Imagens: Pinterest

Leave a Comment